Aconteceu Congresso Mundial Scholas
   
A OGI TECHNOLOGIES EM ALIANÇA COM O INSTITUTO CRESCER LEVA O PROGRAMA APRENDER EM REDE PARA ESCOLAS CATÓLICAS NO PARAGUAI

A OGI TECHNOLOGIES EM ALIANÇA COM O INSTITUTO CRESCER LEVA O PROGRAMA APRENDER EM REDE PARA ESCOLAS CATÓLICAS NO PARAGUAI

10 de julho de 2015

A Iniciativa educativa reuniu 4 escolas do país que elaboraram projetos colaborativos com o tema “Eu e meu mundo”, e depois foram apresentados para escolas brasileiras através de videoconferências na Internet.

O Projeto Aprender em Rede foi apresentado no IV Congresso Scholas, liderado pelo Papa Francisco, que visitou o Paraguai no último dia 10 julho.

Assunção, Julho 2015 – A OGI Technologies desenvolveu a arquitetura para a Educação Digital que envolve hardware, software, conteúdo, Wi-Fi, incluindo projetos de formação de professores na América Latina através da aliança estratégica na preparação educacional oferecida pelo Instituto Crescer.

O Instituto Crescer (www.institutocrescer.org.br) formou e certificou professores das quatro escolas católicas do Paraguai, que participaram do Programa Learning Network. A iniciativa educacional visou promover a prática de projetos de colaboração e trabalho on-line para intercâmbio regional de experiências e cultural entre estudantes paraguaios de Educação Básica.

O projeto foi feito com alunos do 6º ano, com o tema "Eu e meu mundo", e os incentivou a compartilhar informações do bairro onde se situavam as escolas e analisar diferentes cenários de estilos de vida dos alunos de outras escolas. No final, os projetos foram compartilhados entre os professores das escolas do Paraguai e duas escolas brasileiras através de uma conferência de vídeo no Skype. O processo possibilitou o desenvolvimento de competências básicas para o século XXI, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas.

"O desenvolvimento destas competências é essencial para aqueles que vivem em um mundo globalizado", explica Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer e PhD pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em tecnologias aplicadas à educação. "O compromisso dos professores e alunos de escolas do Paraguai foi surpreendente. Tivemos uma forte adesão e percebemos a motivação de todos em participar de um programa de aprendizagem colaborativa".

Os pais também estiveram presentes no evento e os alunos compartilharam a atual experiência de aprendizagem digital. E, puderam tocar nas lousas digitais, ver vídeos e fazer exercícios nos tabletes interagindo com seus filhos. Era impossível conter a emoção em ver os filhos vivenciarem a mudança da história.

 

Instituições de Ensino com Conectividade WiFi by OGI
Sra. Zunilda, Edvaldo Ogeda, Mariana Clini, Steban, Professor Walter Ramirez e Luciana Allan.

O projeto tinha uma comunidade privada no Facebook, gerido pelo Instituto Crescer, com a participação exclusiva dos professores para a troca de atividades de seus alunos. Eles efetuaram videoconferências entre as escolas, para que os alunos pudessem explorar e avaliar os materiais e experiências compartilhadas de participação no programa.

"Com este projeto, as crianças, assim como nós professores, pudemos conhecer algo mais de nossa vizinhança, já que não sabiámos de muitas coisas. As crianças gostaram de pesquisar, visitar e conversar com as pessoas idosas e trabalhadoras do bairro. Mais bonito foi quando chegamos a compartilhar com as crianças do Brasil e assim disseram o que aprenderam", relatou Fátima Guerrero, professora da Rosa de Lima Colégio Santa, uma das participantes no Paraguai.

O encerramento do Aprender em Rede no Paraguai coincidiu com a visita do Papa Francisco no país, pois esta iniciativa possui os principios que são valorizados pelo pontífice para a educação do século XXI.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço:

http://blogaprenderemrede.wordpress.com/

« Voltar